Mariana Silva, natural de Guimarães, passa a ocupar um dos dois lugares de deputado do Partido Ecologista os Verdes (PEV) no Parlamento. A docente, de 36 anos, substitui a histórica deputada Heloísa Apolónia, que ocupou o cargo durante 24 anos ininterruptos.
A vimaranense assumiu o quarto lugar da lista da CDU no distrito de Lisboa, em coligação com o Partido Comunista Português (PCP), integrando a partir destas eleições a bancada da CDU, agora reduzida a doze deputados [menos que os 17 mandatos da anterior legislatura].
A deputada, o novo rosto dos Verdes, vem assumindo cada vez mais importância no seio daquele partido cujo programa gira à volta da justiça social e ambiental.
Em setembro, encabeçou a lista de candidatos pelo partido ecologista nas Eleições Europeias, em coligação com o PCP. Anteriormente, havia sido eleita para a comissão nacional e comissão executiva do PEV.
Vimaranense Mariana Silva será primeiro nome do PEV na lista da CDU às europeias
Mariana Silva substituiu diretamente José Luís Ferreira nas listas por Lisboa, mas este foi eleito pelo círculo distrital de Setúbal, depois de concorrer em 3.º na lista da CDU, lugar habitualmente ocupado por Heloísa Apolónia, que foi nestas eleições cabeça-de-lista da coligação de esquerda em Leiria, falhando a eleição.
Mariana Silva é responsável pelas organizações do PEV no Norte e membro da Assembleia de Freguesia de Oliveira do Castelo, S. Paio e S. Sebastião, e da Assembleia Municipal de Guimarães desde 2009, sempre eleita pela CDU.
Nas Eleições Legislativas deste domingo, a CDU elegeu Jerónimo de Sousa, Alma Rivera, Duarte Alves e Mariana Silva [Lisboa], Francisco Lopes, Paula Barbosa e José Luís Ferreira [Setúbal], Diana Jorge e Ana Mesquita [Porto], João Manuel Dias [Beja], João Guilherme Oliveira [Évora] e António Filipe [Santarém].
O PEV indicou 31 candidatos à coligação nestas legislativas, 22 deles mulheres.